Cabelo cacheado e crespo. Como cuidar deles nesse frio?

Minas Gerais sentiu a chegada do inverno como há muitos anos não acontecia. As temperaturas despencaram e, de acordo com os meteorologistas, as previsões são de dias ainda mais frios. Para as meninas de cabelo cacheado e crespo, aí vai um recado. Prepare-se! Para Belo Horizonte, inclusive, as expectativas desse cenário não são diferentes. Os próximos dias dão sinais de noites congeladas na capital dos mineiros e os cuidados com os cabelos deverão ser redobrados.

Elegância nas roupas e nos cabelos cacheados

Muita gente acredita que o frio seja sinônimo de elegância. Uma boa oportunidade para retirar do armário aquele casaco guardado (há tempos) ou motivação para usar a bota de cano alto, que, na última estação, acabou não sendo muito útil por aqui. É também oportunidade para se aquecer com comidinhas quentinhas, retirar cachecóis das gavetas ou desculpa para maratonar uma série na Netflix.  Independentemente de qual seja o seu destino para este inverno, o seu cabelão não pode (e não quer) sofrer com os danos da estação, não é mesmo? Nada de cachos minguados, ressecados, opacos ou sem vida.

Muitas mulheres têm o hábito de se preocuparem com os fios no verão, até porque, com a piscina e praia, a danificação dos fios é certeira. É aí que muitas cacheadas e crespas pecam. As estações mais frias do ano requerem a mesma atenção das temporadas mais quentes. Mas o que fazer para impedir que os cabelos cacheados ou crespos fiquem com a cara desses dias mais frios?

É no inverno que a grande maioria das mulheres reclama do aspecto dos cabelos, do excesso de ressecamento e dos fios menos maleáveis. As motivações para tais fenômenos são inúmeras. Contudo, vamos começar com a mais comum e a mais prejudicial para a saúde dos seus fios: lavar os cabelos na água quente. O alerta amarelo precisa ser ligado. Ainda mais nos dias mais amenos e de muito vento, que fazem parte do outono. Então, imagine você como deve ser os cuidados nos dias mais frios?

Os vilões dos cabelos cacheados e crespos

No inverno, o sinal vermelho mostra que, para manter os fios bonitos (também nesta época), será importante um pouquinho de paciência. Como você sabe ou já deve ter percebido na prática, os cabelos cacheados e crespos têm uma tendência natural ao frizz – aquele aspecto mais arrepiado dos fios –. Nos dias gelados e com muito vento, isso fica ainda mais forte.

Sabe aquele banho no “modo pelando”, que ajuda a deixar a temperatura do seu corpo mais agradável nesses dias mais frios? Ele ajuda a acentuar o frizz, e o seu cabelo não gosta nem um pouco do contato com esse calor. No momento da higienização dos fios, a tendência é que os cabelos fiquem muito ressecados. Por isso, esqueça-se das lavagens dos fios em alta temperatura, ok? Até porque, o cabelo ficará opaco, e você vai reparar essa textura logo após o banho. A água quente deixa as cutículas desreguladas, e o resultado são fios mais ásperos e pouco bonitos.

Dica de ouro: se você só consegue tomar banho muito quente, tente lavar os cabelos separadamente no tanque. Assim, o banho no “modo pelando” estará totalmente liberado para o SEU corpo.

Como manter o cabelo cacheado e crespo sempre bonito?

Separamos algumas dicas que te ajudarão a evitar o aspecto ressecado dos fios e ajudarão na beleza dos cabelos, mesmo no inverno.

1) Para começar, espero que você tenha entendido que o banho quente (muito quente, na verdade) é para o relaxamento do seu corpo. Os seus fios não precisam ter contato com a água nas temperaturas muito elevadas e, para o processo de higienização dos fios, utilize água morna. Caso você seja do grupo das friorentas, o ideal é que a lavagem dos cabelos ocorra durante o dia. Dessa forma, a sensação térmica estará mais amena, e a experiência não será tão complicada.

Manual dos cabelos cacheados e crespos para os dias de inverno

2) O secador também pode ser deixado de lado nesses dias. Ao lavar o cabelo cacheado e crespo durante o dia, você pode deixá-lo secar naturalmente. Mas sabemos que, nesta época, os fios ficam molhados por mais tempo e, consequentemente, você pode precisar utilizar o secador. Nesses casos, faça o uso do aparelho alternando jato quente e frio.

3) Nada de preguiça! Manter a rotina de cronograma capilar é imprescindível em qualquer época do ano, mas, durante o inverno, é fundamental, além de ser a única opção de evitar o ressecamento dos fios. Quando for lavar seus cachos, já faça a hidratação e não se esqueça de potencializar o processo com óleos vegetais.

Dica de ouro: Caso o seu cabelo não esteja absorvendo a água ou “puxando” o creme da hidratação, o sinal de falta de nutrição. Deixe sempre um bom óleo na bolsa e use-o nas pontas como recurso de proteção. Ah! Potencialize a hidratação uma vez por semana com a nossa máscara.

4) Fica com preguiça na hora de finalização? Esqueça disso! Depois de lavar os fios, hidratar e condicionar com a linha Zalika, a finalização é a parte mais importante de todo o processo. Lembre-se de que uma fitagem bem feita resulta em days after de sucesso. E você não precisará molhar tanto os cabelos e se sentirá linda (e com menos frio) até á próxima lavagem.

Tenha um pouco de disciplina 

O segredo é manter uma rotina assídua de cronograma capilar e de cuidados com os fios cacheados e crespos. Inverno e dias frios não precisam significar cabelos ressecados e opacos. Pelo contrário. É possível manter fios bonitos, que combinem com os looks invernais guardados no armário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 4 =