Transição capilar – Tudo que você precisa saber

Muitas crespas e cacheadas estão optando por fazer a transição capilar. Algumas nem lembram mais como é o seu cabelo natural. Esse é um momento de mudanças, com muitos desafios, mas recheado de aceitação e autoestima. Nesse texto você saberá tudo sobre transição capilar, acima de tudo, estamos aqui para te ajudar nesse momento.

 

O que é transição capilar?

Transição capilar é o abandono dos processos químicos que atingiram o seu cabelo. Alguns processos mais famosos, por exemplo são: coloração, relaxamento, alisamento de todos os tipos e permanente.

Não é uma decisão fácil e tampouco um processo facilitado, mas eu te garanto, vale a pena. Acima de tudo, ver seu cabelo natural, saudável e brilhante compensam todas as dores que pode passar na transição capilar.

 

Como fazer transição capilar?

 

A fórmula básica para transição capilar é:

  • Parar de usar processos químicos: Esse é o primeiro passo e é fundamental para iniciar a transição. Você deve deixar de lado os produtos que agridem o seu cabelo, do couro cabeludo as pontas dos fios.
  • Deixar que o cabelo cresça naturalmente: Após o primeiro passo, vem o grande desafio: deixar o cabelo crescer naturalmente. Porque seu cabelo irá crescer de sua forma natural e sem interferência de produtos químicos e isso é diferente do que estava acostumada.

 

Para concluir o processo, temos algumas opções e você pode escolher a que se encaixa melhor para seus cabelos.

  • Ir cortando as pontas, de acordo com o crescimento do cabelo: Esse é o modelo mais comum de transição. Você vai deixando o seu cabelo crescer e de acordo com o crescimento, vai cortando as pontas que estão com química, até que retire toda a química do cabelo.
  • Tranças Box Braids: As tranças são uma boa pedida, já que deixam o penteado lindo e escondem as diferentes texturas dos fios. Enquanto isso, seu cabelo segue crescendo natural. Atenção! Não use as tranças por muito tempo seguido, elas podem causar danos ao seu couro cabeludo.
  • Big Chop: Big Chop é a etapa final da transição capilar. É o último corte feito na transição, por isso o nome Big Chop (grande corte). Após o corte, você estará livre da química e também da parte alisada dos fios, ficando, seu cabelo, exclusivamente com a sua composição natural.

 

Big Chop: É a única solução para a transição capilar?

O Big Chop não é a única solução para a transição, entretanto é a mais rápida. É uma alternativa para quem não está com muita paciência para o tempo que o processo requer. É somente um acelerador.

Os crespos e cacheados assumem um novo formato após o big chop e vai ser mais simples cachear os fios, mas sempre é importante focar em uma boa linha de cuidados para cabelos com curvatura.

Big Chop para Transição Capilar
Big Chop para Transição Capilar

Quanto tempo dura a transição capilar?

 

Esse tempo varia muito de pessoa para pessoa, porque a transição capilar de cada um é um evento individual. O crescimento ocorre no mesmo tempo, entre cabelos crespos ou cacheados e cabelos lisos. Os cabelos crespos e cacheados possuem curvaturas, por isso parece que demora um pouco mais para crescerem.

Durante esse processo de transição é muito importante tratar bem do seu cabelo. Em outras palavras, ter um cabelo saudável durante a transição é mais importante que o tempo de crescimento.

 

Como acelerar transição capilar?

Paciência é a palavra chave para a transição capilar, seu cabelo não vai mudar do dia para noite. Esse período pode ser demorado e muita das vezes, chato, mas não se desespere. Como dizemos antes, o Big Chop pode acelerar o processo, mas se você não está preparada para um corte radical, não faça!

Não queime etapas, tudo tem seu tempo.

Uma outra ação que pode te deixar mais confortável durante a transição capilar é fazer a finalização ideal para cachos. Porque hoje em dia, temos muitos métodos e cada um com o seu benefício. Seja Plopping, fitagem, dedoliss, o importante é finalizar o seu cabelo, para se sentir ainda mais bonita com eles.

 

Scab Hair

 

Scab hair é o nome em inglês para um fato que ocorre durante a transição capilar (quando os produtos químicos são abandonados e opta por permitir que o cabelo cresça na sua tipificação natural). São partes extremamente ressecadas, que não definem e não possuem volume. Destoando assim, do cabelo todo, ficam quebradiças e sem brilho.

Isso ocorre devido às químicas utilizadas e muitas vezes misturadas, e também por outros fatores agressores, que podem ter sido utilizados ao longo dos anos. Por isso, o scab hair é um cabelo que já nasce fragilizado.

O melhor aliado na guerra contra o scab hair são os óleos vegetais.

Scab Hair na Transição Capilar
O que é Scab Hair?

Produtos para transição capilar

 

No Pow e Low Poo são técnicas de lavagem que tem como objetivo tratar os cabelos, portanto evita que a oleosidade natural dos fios seja retirada.

  • Low Poo: Técnica de lavagem que utiliza shampoo livre de corantes, sulfatos, parabenos, petrolatos e silicones para evitar que a oleosidade dos fios seja retirada.
  • No Poo: Técnica de lavagem que não utiliza shampoo para lavar os cabelos. Nesse caso, usa-se um condicionador de limpeza também livres de corantes, sulfatos, parabenos, petrolatos e silicones para preservar a forma natural dos fios.

É muito importante que você use produtos que não vão agredir o seu cabelo durante a transição capilar, porque a sua saúde capilar é o maior ganho nesse processo.

Os produtos Zalika foram desenvolvidos exclusivamente para você! Além disso, foi feita com carinho, amor, tecnologia e segurança para cabelos cacheados, ondulados e crespos. Com componentes que não agridam e danificam seus cabelos.

Linha para Transição Capilar
Linha Zalika para Transição Capilar

Fitagem com Creme de Pentear Zalika

Falamos que a finalização é importante para manter a beleza dos cabelos durante a transição, por isso vamos te ensinar uma dessas técnicas: A FITAGEM.

 

  1. Separe mechas, quanto mais finas, melhor o resultado.
  2. Molhe bastante os fios, esse segredo é fundamental. Porque a água dará brilho para seus fios. Distribua a água pela extensão do fio.
  3. Pegue um pouco de Creme de Pentear Zalika, bem pouquinho mesmo e espalhe pelos seus dedos. Depois, aplique na mecha molhada, fazendo movimentos contínuos para que o creme se espalhe por todos os fios de modo igual.
  4. Após isso, separe “fitinhas” da mecha, ou seja, divida a mecha em várias mechas menores, com pouco cabelo. Escorregando o dedo por elas, fazendo os cachos. Dica extra! Na parte do fio que ainda não forma cachos, fazer o movimento ondular com os dedos, para definir dos cachos.
  5. Para tirar o excesso de umidade dos cabelos, após finalizar a fitagem, pegue toalha de papel e com movimento de amassar o cabelo de baixo para cima.
  6. Deixe o cabelo secar naturalmente, sem tocar neles. Se preferir, pode usar um difusor para acelerar a secagem. Depois você pode modelar e dar volume com pente garfo ou qualquer outro acessório que preferir.

 

Cronograma de Hidratação Capilar

 

Vamos criar um cronograma para hidratação durante a transição capilar. Porque o fio cacheado tem dificuldade de distribuir a hidratação natural. Por isso é extremamente importante hidratar e restaurar os fios. Tenha uma rotina de cuidados com seu cabelo e o resultado irá te impressionar.

 

  • Semana 1: Reconstrução – Faça uma umectação nos fios com Óleo Vegetal de Abacate, após isso aguarde 2 horas e lave o cabelo com Co Wash Zalika e hidrate o cabelo com a Máscara regeneradora Zalika, deixe nos cabelos por 15 minutos e enxague. Não precisa usar touca ou qualquer outro acessório. Após isso, condicionar e finalizar como preferir.
  • Semana 2: Fortalecimento – Use Mascara regeneradora Zalika, acrescente 5 gotas do óleo vegetal de Abacate Zalika. Deixe nos cabelos por 15 minutos e enxague. Não precisa usar touca ou qualquer outro acessório. Após isso, condicionar e finalizar como preferir.
  • Semana 3: Hidratação – Faça uma umectação nos fios com Óleo Vegetal de Coco, depois de 2 horas lave o cabelo com Co Wash Zalika e hidrate o cabelo com a Máscara regeneradora Zalika, deixe nos cabelos por 15 minutos e enxague. Não precisa usar touca ou qualquer outro acessório. Após isso, condicionar e finalizar como preferir.
  • Semana 4: Renovação – Use Mascara regeneradora Zalika, acrescente 5 gotas do óleo vegetal de Abacate Zalika e 5 gotas do óleo vegetal de Coco Zalika. Deixe nos cabelos por 15 minutos e enxague. Não precisa usar touca ou qualquer outro acessório. Após isso, condicionar e finalizar como preferir.

Para manutenção, você pode usar a Máscara regeneradora Zalika no banho, deixando agir por 3 minutos e enxaguar. Você terá um resultado incrível!

 

É isso! Agora, fique por dentro das nossas novidades nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − seis =